A equipe de pesquisadores do Centro de Pesquisa Paleontológica da Universidade do Contestado (CENPALEO) publicou um estudo inédito sobre a Paleoflora Antártica. O artigo foi publicado nos Anais da Academia Brasileira de Ciências em fevereiro.
Neste artigo, os pesquisadores descreveram sobre a evolução da flora no continente Antártico durante a Era Mesozóica. Os fósseis foram encontrados na XXXV Operantar no verão de 2017 do projeto PaleoAntar. Nessa edição, o CENPALEO participou com três pesquisadores: coordenador do CENPALEO, Luiz Carlos Weinschutz, Everton Wilner e João Henrique Z. Ricetti.
Segundo o pesquisador e coordenador do CENPALEO, Luiz Carlos Weinschütz, a coleta dos fósseis foi realizada na Ilha Snow do arquipélago Shethland. A pesquisa constatou a existência de rios e lagos em meio a uma rica floresta de coníferas e samambaias, e que lentamente foi colapsada pelo incremento da atividade vulcânica nessa região da Antártica, no período cretáceo. “Descobrimos uma sequência de rochas ricas em fósseis de plantas, fizemos essa descrição geológica em vários níveis. Assim realizando um estudo de micropaleologia com a contribuição fundamental de pesquisadores da UFPE  e da UNISINOS, nesse caso um estudo de palinologia que estuda fósseis de esporos e pólens de plantas. São fósseis microscópicos”
O estudo é importante para entender uma parte da história do planeta Terra, de acordo com profº Luiz. Segundo o coordenador do Cenpaleo. E a pesquisa mostra mudanças bruscas das condições ambientais que levaram praticamente ao desaparecimento dessa  floresta. “Esse estudo ajuda e muito para entendermos o que está acontecendo atualmente ou pode vir acontecer com nosso planeta”, enfatiza profº Luiz.
A expedição foi apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E o artigo contou com a participação das Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal Rural de Pernambuco e Unisinos.