Nesta semana, o navio Polar Almirante Maximiano chegará à Antártica para 40ª Operação Antártica. Entre os pesquisadores abordo, está o paleontólogo João H. Z. Ricetti representando a Universidade do Contestado (UNC) e o Centro de Pesquisa Paleontólgica (Cenpaleo).
Desde o dia 20 de janeiro, após a quarentena da tripulação, o navio partiu em direção à Ilha Rei George, no Arquipélago das ilhas Shetland do Sul, onde ficarão acampados por aproximadamente 40 dias. Neste ano, a UNC participa pela quarta vez do projeto PaleoAntar da XXXX Operação Antártica Brasileira.
E Ricetti será o coordenador de campo dessa edição na península Antártica.
Esta operação retoma as pesquisas em acampamentos, pois devido a pandemia em 2021 não ocorreram as pesquisas em acampamento e embarcadas, somente na Estação Comandante Ferraz. Para Ricetti, as expectativas são positivas durante a expedição. “O local que estamos indo é muito promissor para encontrarmos fósseis. Essas etapas de campo são importantes pela pesquisa e pela composição de um acervo. Lembrando que o Cenpaleo possuí maior acervo paleontológico de Santa Catarina”, explica Ricetti.
Segundo o prof. Dr. Luiz Carlos Weinschutz, a presença do Pesquisador João Ricetti é de extrema importância, não só por representar a UNC neste seleto grupo de pesquisadores, mas pela sua grande capacidade e competência no desenvolvimento de pesquisas, colocando a UNC como uma das referências na Paleontologia do Estado e do Brasil.
O Projeto PaleoAntar é coordenado pela UFRJ através do Museu Nacional, com a participação de diversas instituições nacionais e estrangeiras, entre elas a UNC, e tem como objetivo estudar a Paleontologia e a evolução Paleoambiental da Península Antártica e Shetland do Sul.