A equipe do Centro de Pesquisa Paleontológica (Cenpaleo) participou no dia 30 de abril da inauguração da exposição de fósseis no Museu do Município de Três Barras. As peças expostas foram encontradas na grande seca do rio Negro em 2020 com apoio do Cenpaleo.

Durante o período de estiagem, o Cenpaleo foi convidado pelo coordenador do Museu de Três Barras, Carlos Fiolek, para explorar a região por acreditar que havia fósseis no leito do rio. Os fósseis encontrados estão no Museu da Terra e da Vida/Cenpaleo para pesquisa e alguns exemplares em Três Barras na exposição.

Para o Coordenador e pesquisador do CENPALEO, Dr. Luiz Carlos Weinschütz, a divulgação do patrimônio natural, seja pelo Museu da Terra e da Vida da Universidade do Contestado, ou na forma de parcerias como esta, vêm contribuir para a democratização do Conhecimento Científico, proporcionando a valorização deste patrimônio pela comunidade e a possibilidade de novos achados e locais para realização de pesquisas.

Os fósseis encontrados são mesossaurídeos que habitaram o planeta Terra há 280 milhões de anos no continente Pangeia. Esses fósseis compreendem um grupo de répteis adaptados ao ambiente aquático. “Tinham corpo alongado e suas patas tinham membranas interdigitais. Seu crânio era alongado e tinham muitos dentes longos e finos, e se alimentava de pequenos crustáceos”, explica coordenador do Cenpaleo Dr. Weischütz.