A Universidade do Contestado (UNC) inaugurou as novas instalações do CENTRO PALEONTOLÓGICO (CENPALEO) e do Museu da Terra e da Vida na última quarta-feira, 15, em Mafra.

Completando 25 anos de existência, CENPALEO tem registrado um crescimento significativo, com o aumento anual do número de visitantes junto ao Museu da Terra e da Vida. E também visibilidade internacional como resultado das inúmeras pesquisas e descobertas na área da paleontologia pela sua equipe de pesquisadores.  Recentemente, em novembro, o CENPALEO publicou a descrição de uma nova espécie de dinossauro em parceria com o Museu Nacional da UFRJ. Agora, chegou a hora de inaugurar sua primeira grande reforma.

Dividido em duas áreas: a expositiva por meio do Museu e a de pesquisa por meio do Centro de Pesquisa – CENPALEO. De acordo com o Coordenador do CENPALEO, Dr. Luiz Carlos Weinschütz, a revitalização contou com padronização da parte comunicativa da exposição, realidade aumentada em vários pontos e climatização. Já na área de pesquisa, novos espaços de trabalho foram criados e além da ampliação da reforma técnica (espaço onde ficam armazenadas as peças que não estão em exposição).

A reitora da UNC, Solange Sdrandel da Silva, afirma que a inauguração do novo espaço é realização de um trabalho em equipe e de investimentos na área da pesquisa, a UNC investiu cerca de R$ 20 milhões nos últimos oito anos. ““Os parabéns se deve ao todo esforço que a equipe da Universidade do Contestado fez para concretizar esse momento. É o resultado de todo investimento que a nossa instituição faz em pesquisa. Assim, valorizando aquilo que existe de mais poderoso na região do Planalto Norte que é a paleontologia.  O CENPALEO faz a diferença, em nível de pesquisa regional, nacional e internacional.  Hoje inauguramos muito mais que um espaço físico, mas um resultado científico e um investimento para gerações futuras”, enfatizou reitora Solange.

Participaram da solenidade, o prefeito de Rio Negro, James Valério, e a presidente da Câmara Municipal de Itaiópolis, Carolina Gaio e demais autoridades, professores, funcionários e convidados.

VISITAÇÃO ? Nos dias 16 e 17 de dezembro, o Museu da Terra e da Vida estará recebendo visitas avulsas nos três períodos (manhã ? 8h às 12h, tarde ? 13h30 às 17h, noite ? 19h às 22h). No dia 18 de dezembro, o atendimento será apenas no período da manhã.

Na semana que antecede as festas natalinas, o museu atenderá nos dias 20 e 21 nos três períodos. No dia 22, último dia de expediente, a visitação será apenas na parte da manhã.

Em janeiro, não terá atendimento por ser o período de férias coletivas. O Museu da Terra e da Vida retorna à programação normal com visitas para escolas, universidades, grupos a partir do dia 07 de fevereiro de 2022.

Antes da pandemia, o Museu da Terra e da Vida recebia cerca de 800 visitantes por mês, 60% de outros municípios. E mais de 20 universidades por ano. A expectativa é aumentar o número de visitações para 2022.

O CENPALEO também está com site novo www.cenpaleo.unc.br e instragram @ocenpaleo.