Por organização da coordenadora do projeto MCT/CNPq professora Doutora Ana Karina Scomazzon da UFPel juntamente com o coordenador do Cenpálo professor Doutor  Luiz Carlos Weishutz , foi realizado  no Centro Paleontológico da UnC – Mafra (CENPÁLEO / Museu da Terra e da Vida) o 1º Encontro de Conodontes da Bacia do Paraná, no início deste mês.

O evento contou com a presença do Doutor Mark Purnell –  Leicester University  Inglaterra, Doutor Oscar Gallego – Universidad Nacional Del Nordeste y Centro de Ecologia Aplicada Del Litoral, Corrientes, Argentina, Doutora Martha Richter – Natural History Museum, Londres Inglaterra, Doutor Joel Castro – Unesp, Rio Claro, o professor Everton Willner- Cenpáleo, UnC, as professoras do NEPALE/UFPel, Doutora Karen Adami Rodrigues e Camile Urban, o Professor Doutor Edinei Koster da UFRGS, as pesquisadoras Doutora Sara Nascimento, Doutora Luciane Moutinho e Doutora Ana Luisa Mori, a doutoranda Cassiane Cardoso, os alunos de graduação de Engenharia Geológica da UFPel, Bruno Goetze e Fernanda Luft de Souza, a aluna de geologia da UFRGS, Kamila Cardias, o aluno de graduação em Ciências Biológicas da UnC- Mafra, João Ricetti e o colaborador do Cenpáleo, senhor Vilson Greinert.

Na programação do encontro foram realizadas diversas palestras acerca do tema, bem como contribuições e seqüências de estudos laboratoriais e discussões dos presentes com o intuito de agregar informações ao projeto.

Os participantes saíram a campo realizando coletas no Campáleo e outros afloramentos potencialmente fossilíferos, no intuito de correlacionar os períodos e melhor compreender os fenômenos que ocorreram nesta região do planeta a cerca de 300 milhões de anos atrás.

Segundo a doutora Ana Karina coordenadora do projeto, a região de Mafra é o único lugar no mundo onde os Conodontes, no intervalo de tempo permocarboifero, estão mais bem preservados. E complementa que é possível extrair a arcada dentária inteira, possibilitando um estudo mais aprofundado da origem e da evolução dos seres vivos.

Durante e expedição os pesquisadores coletaram amostras para estudos, além dos Conodontes, insetos, peixes e outros organismos do período permocarbonífero.
Este trabalho em conjunto com profissionais, pesquisadores e alunos de diferentes instituições de ensino superior e pesquisa só tem a acrescentar e aumentar o desenvolvimento dos trabalhos nas áreas da Paleontologia, Geologia e Biologia, contribuindo também para denotar a importância da UnC – Mafra e do Cenpáleo dentro do cenário de pesquisa mundial.