Nos dias 27 e 28 de março em uma ação envolvendo o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM- 11º Distrito – Florianópolis), Polícia Federal, 5º RCC e o Centro Paleontológico da Universidade do Contestado, Cenpáleo foi realizado o resgate de vários exemplares de troncos “Petrificados” (cientificamente chamados de Permineralizados) no interior dos municípios de Santa Teresinha e Canoinhas.

Dois exemplares foram coletados em Santa Terezinha e sete em Canoinhas, e representam ancestrais de gimnospermas (coníferas primitivas) que formaram florestas em nossa região á mais de 250 milhões de anos. O material coletado foi posto sob a guarda do Cenpáleo e em breve serão preparados, registrados no acervo, encaminhados para estudo e alguns serão exposto no Museu da Terra e da Vida.

O dr. Luiz Carlos Weinschütz ressalta que conforme legislação federal específica, fósseis encontrados no Brasil fazem parte do patrimônio natural da nação, e sua guarda é restrita a instituições de ensino superior, museus e instituições de pesquisa na área, ou outra instituição determinada pelo DNPM. “Fósseis guardados em casa restringem a possibilidade de pesquisadores terem conhecimento da existência destes, que podem ser de grande importância para o desenvolvimento científico, expostos em um museu, toda a população pode e deve ter acesso a este conhecimento sobre a História da Terra”.

Os trocos fósseis em questão representam uma antiga floresta que existia num tempo denominado de Permiano, neste período ainda não existiam as árvores com flores e dinossauros que só começavam a surgir no planeta em torno de 220 milhões de anos. Muitas mudanças aconteceram até os dias de hoje, passamos por glaciações (300 milhões de anos) e já tivemos um enorme deserto (100 milhões de anos). Um melhor entendimento destes acontecimentos poderão nos ajudar a compreender mudanças futuras no planeta.

O Cenpáleo sente-se gratificado em receber a guarda destas peças, que retrata o reconhecimento nacional que o Cenpáleo vem obtendo ao longo dos anos, ressaltamos que estes fósseis poderiam ser destinadas para qualquer universidade, museu ou instituição de pesquisa do Brasil.

A equipe do Cenpáleo aproveita para agradecer ao DNPM e em especial ao geólogo Jesse O. Freitas do 11º Distrito, pelo empenho na preservação do patrimônio fossílifero do Brasil, a Policia Federal, e ao Exercito Brasileiro, que através do 5ºRRC forneceu apoio pessoal e equipamentos fundamentais na coleta destas peças. Convidamos também toda a população de Mafra e região para visitarem o Museu da Terra e da Vida instalado nas dependências da UnC em Mafra, cujo atendimento se dá de segunda a sexta pela manhã, tarde e noite e sábados pela manhã.