Nas últimas semanas a secretária do Cenpáleo, a bióloga Eliane Strapasson fez a entrega de exemplares do livro “Museus e Fosseis da Região Sul do Brasil”, dos autores Paulo Cesar Manzig e Luiz Carlos Weinschütz, ambos pesquisadores da UnC, para diversas escolas das cidades de Mafra, Rio Negro, Itaiópolis, Canoinhas, Rio Negrinho, São Bento do Sul e Campo Alegre.

Por ter sido contemplado por recursos oriundos de incentivos fiscais através da aprovação pelo Ministério da Cultura, o projeto prevê a distribuição gratuita de 2.000 exemplares para escolas de toda a região sul, principalmente nas regiões de abrangência dos museus de história natural. Para a nossa região, foi encaminhado para distribuição aproximadamente 200 exemplares, onde se optou por privilegiar escolas que tenham no mínimo 400 alunos e turmas de 5ª a 9ª séries, além das bibliotecas públicas das cidades citadas.

Segundo o prof. Dr. Luiz Carlos Weinschütz, um dos autores do livro e docente do campus Universitário de Mafra, esta iniciativa visa promover a divulgação das Ciências Naturais, dando ao professor uma excelente ferramenta didática, e busca também despertar o interesse dos estudantes pelo estudo das ciências da Terra.

Parte dos livros está sendo enviado para bibliotecas de Universidades de todo Brasil, que apresentam cursos afins, bem como para pesquisadores da área da paleontologia. Alguns exemplares foram também para instituições da Alemanha, Portugal, Argentina, EUA e Inglaterra.

A repercussão do lançamento do livro esta sendo muito positiva, e os autores vem recebendo muitos elogios e até propostas para novos projetos de divulgação científica, o próprio Museu da Terra e da Vida também vem tendo um incremento no agendamento de visitas. Em breve será impressa uma tiragem para venda em livrarias, onde o Cenpáleo disponibilizará de certa quantia para comercialização aos visitantes do museu.