No final do ano passado pesquisadores da USP e da Universidade de Sta Cruz, na California, estiveram em Mafra e região para estudos sobre a evolução do Campo Magnético Terrestre com o apoio da equipe do Cenpáleo/UnC.

Nesta semana, um grupo de Geocientistas americanos formado pelo Dr. John Isbell da Universidade da Wisconsin (Milwaukee/EUA), Drª Isabel Montañeze e o aluno Davis da Universidade da Califórnia (EUA), estiveram em Mafra juntamente com o Dr. Roberto Iannuzzi da UFRGS, realizando estudos e coletas de amostras de rocha para um projeto de correlação cronológica de sequências sedimentares e tiveram o auxilio da equipe composta pelo Dr. Luiz C. Weinschütz (professor e coordenador do Cenpáleo), João Z. Ricetti (Biólogo e pesquisador), Everton Vilner (Biólogo, professor e pesquisador) e Vilson Greinert (pesquisador colaborador).

Estes estudos visam refinar a datação das rochas que compõem a Bacia Sedimentar do Paraná utilizando nossas tecnologias desenvolvidas nestas universidades e assim poder correlacioná-la com outras Bacias sedimentares do planeta.

Na oportunidade,  os cientistas também visitaram o Cenpáleo e demonstraram sua satisfação e admiração pelo que conheceram inclusive convidando a equipe para participar de novos projetos e publicações de trabalhos científicos futuros.

Estas parcerias ajudam a inserir Mafra num cenário de interesse científico internacional, pois começa a ficar cada vez mais frequente a visita de pesquisadores e interessados em turismo científico na região.

 

UnC Campus Mafra – Cenpáleo apoia Geocientistas dos EUA que realizam estudos na região de Mafra UnC Campus Mafra – Cenpáleo apoia Geocientistas dos EUA que realizam estudos na região de Mafra